Josephine Baker – A fabulosa história da primeira grande estrela afro-americana

Pode a fama mudar o mundo? Descobre o despertar político de Josephine Baker, a célebre cantora e grande estrela afro-americana das artes cénicas, humanista e activista na luta pelos Direitos Civis, no documentário que a RTP2 exibe amanhã às 23:25.

Josephine Baker

Como é que uma rapariga pobre do Missouri se tornou a rainha de Paris, antes de se juntar à Resistência Francesa e criar a sua família de sonho, “A Tribo do Arco-Íris”, adoptando doze crianças dos quatro cantos do mundo? A fabulosa história da primeira grande estrela afro-americana das artes cénicas.

Josephine Baker

Na década de 1920, Josephine Baker (1906-1975), uma jovem dançarina norte-americana, deixa a América segregacionista e torna-se numa estrela internacional em Paris. Nos loucos anos vinte, a sua “dança selvagem” traz modernidade a uma Europa envelhecida. Apesar da fama mundial, cada vez que regressa ao país de infância, a artista enfrenta o racismo e a segregação. Cada experiência trágica impulsiona a sua decisão de mudar de vida. Gradualmente, adopta como sua a batalha pelos Direitos Civis até que, em 1963, é a única mulher que discursa durante a famosa Marcha em Washington, ao lado de Martin Luther King Jr..

Josephine Baker e martin luther king - Marcha de Washington
Josephine Baker e Martin Luther King Jr na Marcha de Washington

A partir daí, e até o fim da vida, Josephine Baker usa a fama para servir a sua utopia política. De “dançarina da banana” a humanista e activista na luta pelos Direitos Civis, o documentário segue a jornada e o despertar político da célebre artista norte-americana.

Dia 9 | Josephine Baker – RTP2

‘Josephine Baker’, a extraordinária história da primeira grande estrela afro-americana. Famosa além-fronteiras, enfrentou o racismo no seu país, empenhou-se na luta pelos Direitos Civis e foi a única mulher a discursar ao lado de Martin Luther King na Marcha sobre Washington. Terça-feira, dia 9, pelas 23:45 na RTP2

Gepostet von RTP2 am Dienstag, 2. Juni 2020

O documentário “Josephine Baker, Premiere Icone Noire”, realizado por Ilana Navaro, será exibido a 9 de Junho, pelas 23h25, na RTP2.

É necessário conhecer a história para não cometer os mesmos erros do passado!

Aprende mais sobre a história Afro-americana com o filme Selma – A Marcha da Liberdade, que a SIC exibiu este Domingo à tarde.


Recebe todas as novidades de Lisboa, subscrevendo a nossa Newsletter!

Segue-nos também no FacebookTwitter ou o Instagram.

Facebook Comments