Esta semana é #Grátis! 14 a 17 de Janeiro

A rubrica do Facebook #AmanhãéGrátis transformou-se e deu origem aos artigos “Esta semana é #Grátis”. Nascida do feedback das minhas amigas bloggers Sílvia d’O Dia da Liberdade e Natália do Escrever Fotografar Sonhar, de que sugestões com 24 horas de antecedência não ajudam na hora do planeamento atribulado de uma casa de família.

Não querendo que seja a falta de conhecimento a determinar a vossa não comparência a eventos tão interessantes, como a inauguração de uma exposição ou o lançamento de um livro, assim se inaugura esta fantástica e maravilhosa categoria do Eléctrico 28!

SEGUNDA-FEIRA

Eça e os Maias: Leituras Encenadas| 18:30 | Fundação Calouste Gulbenkian

Os actores José Pedro Gomes e Tiago Rodrigues lêem algumas das Farpas com que Eça de Queirós, no célebre folhetim partilhado com Ramalho Ortigão, traçou uma lúcida caricatura da sociedade portuguesa da época. “A única crítica é a gargalhada. Nós bem o sabemos: a gargalhada nem é um raciocínio, nem um sentimento. Não cria nada. Destrói tudo. Não responde por coisa alguma. E no entanto é o único comentário do mundo político em Portugal. Um Governo decreta? Gargalhada. Reprime? Gargalhada. Cai? Gargalhada. E sempre esta política, liberal ou opressiva, terá em redor dela, sobre ela, envolvendo-a como a palpitação de asas de uma ave monstruosa, sempre, perpetuamente, vibrante e cruel – a gargalhada! Política querida, sê o que quiseres, toma todas as atitudes, pensa, ensina, discute, oprime – nós riremos”.

Actividade no âmbito da programação paralela da exposição “Tudo o que tenho no saco: Eça e Os Maias”.

O Homem que sabia demais (1956, 120′) de Alfred Hitchcock | Apresentação de João Pedro Bénard | 21:30 | Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

Segunda versão do filme de Hitchcock de 1934. Um pacato casal americano vê-se envolvido numa intriga política aquando das suas férias em Marrakesh. Um dos trabalhos mais brilhantes do autor de “Vertigo”, que culmina na espantosa sequência do atentado no Albert Hall, com a orquestra dirigida pelo compositor favorito de Hitch, Bernard Herrmann. Doris Day canta “Che Será, Será”, melodia vencedora do Óscar desse ano. Texto: Cinemateca Portuguesa.

Quando um novo ano começa, os planos para mudanças radicais em busca de uma vida nova são frequentes. Não há quem não faça votos de mudar qualquer coisa. Neste início de 2019, também a Casa da Achada se prepara para algumas mudanças no seu funcionamento e organização. Mas não serão estas mudanças a que todos nos propomos, mais uma adaptação à realidade do que uma alteração completa das nossas vidas?
Também no cinema, desde os primórdios, houve realizadores com vontade de pegar numa história já contada por outro e filmá-la de outra maneira. São inúmeros os remakes feitos ao longo de mais de um século. Optámos por mostrar só o remake e não os filmes originais, nos casos em que considerámos (com os riscos inerentes e as discussões possíveis) que a cópia é tão boa ou melhor do que o original.

TERÇA-FEIRA

Porque o cinema também existe em doses curtas, esta terça-feira convidamos-te a conhecer curtas metragens no Shortcutz Lisboa!

Shortcutz Lisboa – Sessão #328 📽| 22h | Bar O Bom O Mau e O Vilão – Cais do Sodré

O Shortcutz é um movimento internacional que nos brinda com uma selecção das melhores novas curtas-metragens portuguesas. Poderás assistir a cinema fora da caixa e em doses pequeninas.

Curtas em Competição: “Aula de Natação” de Gonçalo Viana e Pedro Pontes e “The Break-Up” de Joana Botelho. Convidado Especial: Francisco Morgan, realizador. Curtas Convidadas: “Trabalha, trabalha!”, de Francisco Morgan e “Merry F***ing Xmas” de Joana Botelho.

///////////////////////////

Adere ao grupo PROGRAMAS EM LISBOA no Facebook para ainda + sugestões!

///////////////////////////

QUARTA-FEIRA

Tango na Rua | 21:30 às 00h | Mercado Time Out | DJ FRANCISCO CAMPOS

Qualquer pessoa se pode juntar, mas o tango argentino tem regras de pista, que não são fáceis para leigos. No tango dança-se ao redor da pista e no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Não se pára bruscamente a meio da pista. Não se ultrapassa o par da frente, sob pena de se estragar a “ronda”. É aconselhável saber alguma coisa para não andar aos encontrões na milonga. Durante a milonga serão efectuados registos fotográficos e/ou vídeo. Entrada Livre.

QUINTA-FEIRA

Chá com Livros com Afonso Cruz | 19h | Café Esplanando (entre o Passeio do Tejo e o Passeio dos Heróis do Mar, perto do Hotel Myriad) | + info

Escritor, ilustrador, cineasta e músico da banda de blues/roots The Soaked Lamb. Afonso Cruz é um dos melhores da sua geração. Entre os livros premiados tem: a Enciclopédia da Estória Universal; Os livros que devoram o meu pai; A Contradição Humana e a Boneca de Kokoschka.

O projecto “Chá com livros” tem como objectivo criar um espaço de partilha de experiências e de leituras em formato de mesa redonda. Acontece todas as 1ªs quintas-feiras de cada mês com Entrada Livre.


Boa Semana :* Ana Paula

Recebe todas as novidades de Lisboa directamente no e-mail, subscreve a nossa Newsletter!

Todas as quintas-feiras partilho convosco sugestões para o fim de semana e aos Domingos descobre o que “Esta Semana é #Grátis”!

Segue-nos também no FacebookTwitter ou o Instagram.

Facebook Comments