Esta semana é #Grátis! 11 a 14 de Fevereiro

A rubrica do Facebook #AmanhãéGrátis transformou-se e deu origem aos artigos “Esta semana é #Grátis”. Nascida do feedback das minhas amigas bloggers Sílvia d’O Dia da Liberdade e Natália do Escrever Fotografar Sonhar, de que sugestões com 24 horas de antecedência não ajudam na hora do planeamento atribulado de uma casa de família.

Não querendo que seja a falta de conhecimento a determinar a vossa não comparência a eventos tão interessantes, como a inauguração de uma exposição ou o lançamento de um livro, assim se inaugura esta fantástica e maravilhosa categoria do Eléctrico 28!

SEGUNDA-FEIRA

“Imitação da vida” de Douglas Sirk (1959, 130′) | 21:30 | Casa da Achada – Centro Mário Dionísio | Apresenta o filme: Inês Sapeta

“Imitação da Vida” foi o último melodrama de sucesso de Douglas Sirk. Lana Turner, a grande estrela de Hollywood da altura, interpreta o papel de Lora Meredith, uma actriz bem sucedida. Annie Johnson (Juanita Moore) é a empregada negra que vai viver para casa da actriz. Com o passar dos anos, as duas mulheres acabam por partilhar as vidas e os problemas das respectivas filhas. Susan Kohner (no papel de Sarah Jane, a filha de Annie Johnson) e Juanita Moore foram nomeadas para o Óscar de melhor actriz secundária em 1960. Susan Kohner ganhou o Globo de Ouro desse ano na categoria de melhor actriz secundária. Cinecartaz- PÚBLICO

TERÇA-FEIRA

Livros com vida organizado pelo Blog De Lisboa para o Mundo‎ | 18:30 | Lisboa Pessoa Hotel | Entrada Livre, com inscrição obrigatória

💡Qual o livro mais marcante da sua vida? Aquele que foi determinante para a sua evolução e desenvolvimento enquanto pessoa, enquanto profissional? Que livros mantém vivos e presentes na sua história? Gostaria de recomendar um livro a alguém, que possa acrescentar valor e servir como força impulsionadora para este ano?

🔎A proposta deste evento é uma sessão intimista, à volta de livros que nos são próximos, que nos dão vida e nos transformam.

📙 Traga o seu livro para partilhar um pouco de si e participe numa sessão de co-criação. E no final haverá algo palpável para levar e continuar a dar vida a qualquer livro e à sua história. Permita-se inovar, ao longo desta sessão e neste ano.

///////////////////////////

Adere ao grupo PROGRAMAS EM LISBOA no Facebook para ainda + sugestões!

///////////////////////////

QUARTA-FEIRA

Open Day Rádio Renascença | 7h às 20h | Quinta do Bom Pastor, Estrada da Buraca 8-12, Lisboa | Não são necessárias inscrições

Estamos consigo todos os dias, mas há um dia em que estamos ainda mais perto de si, o Dia Mundial da Rádio. Das 7h às 20h, visite a sua rádio, veja as emissões em direto, conheça as vozes que ouve todos os dias… Vão marcar presença convidados como Aurea, Paulo Gonzo, Marco Rodrigues, Miguel Gameiro, Janeiro, Olavo Bilac ou David Carreira.

Este ano, a UNESCO celebra o dia Mundial da Rádio sob o tema “Diálogo, Tolerância e Paz”. Sendo a Rádio um espaço de diálogo por excelência, este não podia ser um mote melhor para o convite que a Renascença faz a todos os que quiserem participar.

O artista gráfico Filipe Duarte e o escritor André Mateus estarão na Biblioteca da Escola Secundária de Camões pelas 11h45, para falar do livro “A última nota” e outros projectos de banda desenhada e não só.

Conversas Desassossegadas – Estilos de vida: gerir o tempo e a nossa relação com a natureza | 18:30 | A Padaria do Povo – Campo de Ourique

Os desassossegadores Ana Loureiro e Álvaro Fonseca propõem um novo ciclo de conversas à volta do tema ‘Pensar a sustentabilidade: do macro ao micro’. Partindo da análise de textos ou do visionamento de vídeos, propomos conversas abertas para reflectir em conjunto sobre o momento histórico que vivemos, caracterizado por diversas crises complexas e interligadas: a nível ambiental, social, económico e ético. O termo sustentabilidade surge como uma possibilidade de encarar aquelas crises e de encontrar formas de as resolver. No entanto, o seu uso continuado em diferentes contextos e por actores muito diversos tem desvirtuado o seu significado transformador e potenciador de mudança. Pretendemos resgatar esse potencial, a partir de diferentes perspectivas – ambiental, económica, social, psicológica – e níveis distintos – do global ao local e ao individual. Reiteramos a nossa convicção de que a reflexão e a partilha de ideias e inquietações sob a forma de conversas que se pretendem francas e abertas, são caminhos para transformar o conhecimento em sabedoria de vida e em prática quotidiana e política.

Noite de QUIZ / QUIZ Night (Bilingual) – Edição especial dedicada ao AMOR | 20:30 | Apple House – Av. Elias Garcia 19B | 1€ por pessoa – Equipas com um máximo de 6 pessoas

Todas as quartas-feiras, temos uma noite de QUIZ bilíngue (perguntas escritas em inglês e faladas em português), ideal para quem quer experimentar pela 1ª vez um Quiz, ou para quem quer jogar um Quiz acessível, divertido e com possibilidade de ganharem vários prémios.

O Quiz é um jogo no qual há um anfitrião que faz perguntas sobre tópicos de conhecimento geral (da história à cultura pop), charadas, quebra-cabeças.. É muito divertido e uma boa maneira de conhecer novas pessoas e passar um bom serão. Um jantar será sorteado entre todos os participantes além de mais uma série de prémios e surpresas…

Para se inscreverem, basta mandar mensagem pelo facebook, telefonar ou simplesmente aparecerem (mesmo que estejam sozinhos).

QUINTA-FEIRA

Workshop “Do Conflito ao Diálogo” | 15h às 16h30 |Espaço Espiral (Praça Ilha do Faial, nº 14, Estefânia) | Inscrições limitadas | Contribuição: 1 HeForshe

No dia de São Valentim, ensinamos-te como lidar com uma forma de violência – o assédio verbal. As dinamizadoras desta actividade são Elisa Stern (Aikido Verbal) – certificada em Leadership Trainer e Executive Coach e Doutora Rita Torres (Oficina da Psicologia) – psicóloga clínica, terapeuta sexual e especialista em igualdade de género, bem como activista.

10 minutos de barulho: Parem de nos matar | 18h | Largo do Intendente

Já morreram 10 mulheres (9 mulheres adultas e 1 menina) vítimas da violência machista em 2019. São 10 minutos em que convidamos todas/os participantes a contribuírem com barulho de resistência: voz, instrumentos, apitos, qualquer objeto que produza barulho. Para que nos ouçam e ouçam bem: BASTA!

Somos as netas, as filhas, as sobrinhas, as irmãs, as vizinhas daquelas que uma sociedade que legitima a violência contra as mulheres ainda não matou. Não nos calamos. Luto é verbo, o nosso grito é sobrevivência e resistência. É por todas elas e por todas nós. No dia atribuído ao amor romântico, Dia dos/as Namorados/as, propomos romper com o ciclo de violência doméstica. A seguir à lua de mel, os pedidos de desculpas, as prendas e as promessas, vem mais violência, mais ameaças, ataques e chantagens.


Boa Semana :* Ana Paula

Recebe todas as novidades de Lisboa directamente no e-mail, subscreve a nossa Newsletter!

Todas as quintas-feiras partilho convosco sugestões para o fim de semana e aos Domingos descobre o que “Esta Semana é #Grátis”!

Segue-nos também no FacebookTwitter ou o Instagram.

Facebook Comments