MOTELX 2018 – Cinema de Terror em Lisboa

O MOTELX volta a aterrorizar o Cinema São Jorge já esta semana, de 4 a 9 de Setembro, arrancando a 12ª edição com a estreia do aguardado The Nun – A Freira Maldita.

Um ponto alto no ano de qualquer amante do género, o MOTELX continua a fazer as delícias dos seus fãs sedentos de terror, oferecendo um menu que apresenta desde pratos “mais leves” para aquela amiga que tapa os olhos a pratos “extra fortes” para quem já provou de tudo, num ambiente que os mais assíduos já sentem quase como uma segunda casa.

Numa edição provocadora e repleta de surpresas, este MOTELX traz-nos a magia do Drive-in (com um evento onde será possível “viver intensamente todos os medos dentro de um carro”), celebra o 200º aniversário de Frankenstein (escrito por Mary Shelley numa época em que era impensável uma mulher assinar semelhante texto) promovendo um debate sobre a voz das mulheres nas artes e no cinema, e brinda-nos com um cine-concerto 3D pelas mãos do músico Paulo Furtado e realizador Edgar Pêra a propósito do lançamento de um livro de contos de H.P. Lovecraft.

Mas o ponto alto é mesmo a panóplia de filmes seleccionados, onde temos filmes ora mais sérios ora mais divertidos, ora mais sobrenaturais ora mais viscerais, de sítios tão díspares como a Tailândia, França, Indonésia, Brasil, Japão, EUA, Portugal, Austrália, entre outros.

Que filmes vais ver no MOTELX?

Terrified promete trazer tudo o que é aterrorizador, Cutterhead espicaçará a claustrofobia de qualquer um, Ghost Stories mostra-nos um céptico Martin Freeman cuja racionalidade é testada ao limite nesta “carta de amor ao cinema de terror britânico”, Ghostland traz-nos o regresso do realizador de Martyrs com “uma fábula negra que nos assombra e desconstrói por completo as regras do género tal como o conhecemos”, Tigers Are Not Afraid é um “conto de fadas negro sobre os fantasmas que assombram as crianças sobreviventes da guerra de cartéis de droga mexicanos” e que tem como defensores Stephen King e Guillermo del Toro, em Unsane de Steven Soderbergh a protagonista é involuntariamente colocada numa instituto psiquiátrico questionando-se o que é real e o que é ilusão, em The Field Guide to Evil viajamos por uma antologia inspirada por mitos e folclore do mundo inteiro, e em Piercing parece que temos tortura ao nível Takashi Miike só que em modo comédia negra, sendo que “à medida que a noite avança, um pesadelo diabólico instala-se”. E falando em comédia, para ânimos mais leves temos humor negro australiano em Brother’s Nest – em que dois irmãos planeiam assassinar o padrasto mas o pior é que têm de passar um dia inteiro juntos -, uma comédia musical zombie natalícia (sim, isso mesmo) em Anna and the Apocalypse – em que Anna e os seus amigos têm de lutar e cantar pela sobrevivência no meio de um apocalipse zombie -, e em Mutant Blast não é a sinopse que nos chama a atenção mas sim dois detalhes: “do realizador de Papa Wrestling” e “co-produzido pela Troma Entertainment”.

Tudo isto sem sequer passarmos ainda para o domínio asiático: 4 filmes nipónicos, 1 sul-coreano, 1 tailandês, 1 indonésio e 1 de Taiwan… Havendo ainda um documentário, a secção Quarto Perdido dedicada ao cinema de género português, a secção Lobo Mau direccionada aos mais novos e inúmeras curtas metragens.

Resumindo: opções não faltam! O melhor é mesmo começar estudar bem os PDFs da programação e horário.

Mantendo a sua postura de incentivo à criação de cinema de terror em Portugal, o Festival premiará a melhor curta portuguesa com 5.000€, ficando o vencedor automaticamente nomeado para a competição internacional Méliès d’Or. A melhor longa europeia será também revelada pela organização no último dia, e a Yorn continua a desafiar o público a apresentar micro-curtas filmadas com smartphones ou tablets.

Os bilhetes já estão à venda, e pelo meio de tantos filmes ainda há masterclasses, conversas, workshops, uma horror game jam e um quiz! Vais ficar em casa? Atreve-te!

MOTELX | 4 a 9 de Setembro | Cinema São Jorge , Cinemateca Portuguesa e outros locais | Programa: no site ou em PDF Horário em PDF | Bilhetes 


Recebe todas as novidades de Lisboa directamente no e-mail, subscreve a nossa Newsletter!

Todas as quintas-feiras partilho convosco sugestões para o fim de semana e aos Domingos descobre o que “Esta Semana é #Grátis”!

Segue-nos também no FacebookTwitter ou o Instagram.

Facebook Comments