James Dean: Filmografia completa na Fox Movies

No dia em que James Dean celebraria o seu 89º aniversário a Fox Movies transmite os 3 filmes da sua curta, mas icónica carreira.

A Leste do Paraíso

Em Salinas Valley na Califórnia, por volta de 1913, Cal, o filho mais novo de um austero agricultor local, é um rapaz rebelde, sobretudo em reação ao puritanismo do pai e à preferência deste pelo seu irmão Aron. Cal descobre que afinal a mãe não tinha morrido, como ele e o irmão sempre acreditaram, mas vive em Monterey, onde dirige um bordel. Decide ir conhecê-la para tentar perceber, junto dela, a origem da sua “má natureza”. Com a guerra, chegam maus dias para a exploração agrícola do pai, mas Cal consegue montar um produtivo negócio de feijões com dinheiro da mãe. No dia dos anos do pai, Cal e Abra, a noiva do irmão por quem está apaixonado de forma muito especial, decidem fazer uma festa-surpresa. Aron anuncia ao pai o seu casamento com Abra e Cal oferece-lhe o lucro do seu negócio dos feijões para salvar a quinta. O pai insurge-se, violentamente contra o oportunismo do negócio de Cal e recusa o dinheiro. Furioso Cal revela ao irmão o paradeiro da mãe e este alista-se no exército. O pai é vítima de um ataque cardíaco e consegue através de Abra reconciliar-se com Cal.

Em 1955, Elia Kazan, adaptou ao cinema parte do celebérrimo romance de John Steinbeck “A Leste do Paraíso” e assinava um dos mais belos filmes americanos dessa década. Um denso, complexo e profundamente comovente drama psicológico sobre as relações familiares, centrado na desesperada busca de aceitação e amor paternal por parte de um jovem rebelde, sensível e instável, incapaz de lidar com o puritanismo do pai e o seu assumido favoritismo em relação ao seu irmão mais velho. Kazan constrói um filme ambíguo, jogando admiravelmente com a dimensão bíblica do episódio de Caím e Abel. Uma fascinante visão das insuspeitas “naturezas más” dos aparentemente “bons”, e vice-versa, num filme que se tornou lendário e num justo objecto de culto devido a James Dean, que se revelava um dos mais notáveis interpretes da sua geração.

Sábado, 8 de Fevereiro às 17:25 na Fox Movies

Fúria de Viver

É um dos mais míticos filmes do cinema americano, e foi o filme que construiu, definitivamente, o mito de James Dean que já tinha morrido quando “Fúria de Viver” se estreou na América. Mas dizer que “é um filme de James Dean” é pouco, já que também lá estão Natalie Wood e Sal Mineo. Além do mais, em tudo “Fúria de Viver” “é um filme de Nicholas Ray” provavelmente, o mais comovente dos filmes de Ray. É no prodigioso “scope” (que o cineasta utilizava como ninguém) que está coreografada esta assombrada dança da adolescência, este encontro cósmico de três almas gémeas que querem fugir do mundo que os rodeia a América puritana dos anos 50 para construírem um mundo só deles. Não por acaso, as sequências mais marcantes deste filme passam-se no planetário de Los Angeles e numa casa abandonada de Beverly Hills.

Sábado, 8 de Fevereiro às 19:25 na Fox Movies

O Gigante

Esta superprodução faustosa, sobre as relações e os conflitos amorosos de uma poderosa família do Texas, valeu a George Stevens o segundo Óscar para melhor realizador. Em 1951 Stevens já tinha recebido a estatueta dourada pelo filme “Um Lugar ao Sol”, com Montgomery Clift, Elizabeth Taylor e Shelley Winters . Ainda assim, “O Gigante” será sempre recordado como o último filme de James Dean, que viria a falecer pouco depois da rodagem num acidente de automóvel. Como sempre, Dean é uma presença comovente e, mesmo numa personagem menos complexa que as anteriores, consegue envolver-nos na sua aura de fragilidade. Filme por vezes pesado e pouco ágil, convém no entanto não negligenciar esta interessante reformulação do “western” no mundo do petróleo, onde a posse e a conquista da terra continuam a ser o motor ficcional, pelo cineasta que realizou “Shane”.

Sábado, 8 de Fevereiro às 21:15 na Fox Movies

Deixamos-te o convite para ver ou rever estes clássicos do cinema americano! Bons Filmes  :* Ana Paula

Recebe todas as novidades de Lisboa directamente no e-mail, subscreve a nossa Newsletter!

Segue-nos também no FacebookTwitter ou o Instagram.

Facebook Comments