Documentário “Cidades Impossíveis”

O documentário “Cidades Impossíveis” aborda os problemas das cidades, como a habitação, as alterações climáticas ou os transportes e apresenta ideias de como os resolver. Recorrendo ao exemplo de cinco cidades europeias, o filme pretende mostrar que nada é impossível.

5 cidades, 5 exemplos de que nada é impossível.

Existem cidades que estão a conseguir quebrar os limites do que é considerado possível, mostrando novas maneiras de solucionar velhos e novos problemas. Problemas clássicos como a habitação, mobilidade, serviços públicos ou espaço público ainda não foram resolvidos e estamos já a enfrentar novos desafios como a gentrificação e as desigualdades sociais.

Inicialmente, o documentário foi desenvolvido como numa série de 5 episódios de 7-9 minutos para televisão e redes sociais, sendo só agora projectado como um todo. Contudo, se não puder assistir, o primeiro episódio encontra-se disponível no site da Mensagem e os restantes serão disponibilizados durante as próximas semanas, ao ritmo de 1 episódio por semana, até 20 de Julho com o episódio dedicado a Helsínquia.

Guiados por Ricardo Moreira, realizador da série, ex-deputado municipal e assessor do Bloco de Esquerda na CML e investigador em políticas públicas, em cada episódio poderá assistir-se a uma visita guiada à cidade em causa, entrevistas a activistas, ministros, secretários de estado, vereadores dessas cidades e habitantes locais, que partilham a sua experiência e falam da implementação de medidas difíceis, mas indispensáveis para agora e para o futuro.

Após a projecção do documentário “Cidades impossíveis” terá lugar um debate no Cinema São Jorge.

Documentário “Cidades Impossíveis” realizado por Ricardo Moreira e produzido por Irina Pampim | 27 de Junho às 18h no Cinema São Jorge (sala 3) | Entrada gratuita, mediante levantamento de ingresso no próprio dia na bilheteira do Cinema São Jorge (sujeito à lotação da sala).


Recebe todas as novidades de Lisboa directamente no e-mail, subscreve a nossa Newsletter!

Todas as quintas-feiras partilho convosco as sugestões para o fim de semana.
Para os restantes dias, espreita o Facebook, o Twitter ou o Instagram ;)

Facebook Comments