Dia Mundial do Teatro 2020

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Teatro 🎭 , normalmente convidar-vos-ia a comprarem bilhetes para assistirem a uma das muitas peças que estariam em cena ou a participarem nas milhentas iniciativas que os vários teatros da capital desenvolvem em especial para a ocasião!

Em tempos de quarentena, as festividades foram transferidas para o online Assim poderás assistir a uma peça de teatro no conforto do teu sofá!

Teatro Maria Vitória

Teatro Maria Vitória - Dia mundial do Teatro 2020 - Revista à Portuguesa "Parquemania"

Para assinalar a data O Teatro Maria Vitória vai transmitir na sua página de Facebook a espectacular Revista à Portuguesa “ParqueMania” às 21:30H 🎥

Teatro Nacional D. Maria II

A pensar nos mais novos, o Teatro Nacional D. Maria II disponibiliza o espectáculo A origem das espécies (M/6), uma criação de Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo, a partir da obra de Charles Darwin, que estreou em 2016 e agora pode ser vista na Sala Online.

O Instagram do Teatro também será palco de outras iniciativas: Na Maratona Clube dos Poetas Vivos (14h) Teresa Coutinho convida 38 personalidades para darem vida à obra dos vários poetas que já passaram por esta actividade mensal do D. Maria II. Às 17h, terá lugar a emissão especial do TEATRA – o podcast do D. Maria II – onde a jornalista Mariana Oliveira conversa com vários artistas sobre o seu trabalho e a forma como se estão a adaptar a este momento particular. 

O Dia Mundial do Teatro termina com a estreia online de Sopro às 21h! Uma criação de Tiago Rodrigues, vencedora do Globo de Ouro de Melhor Espectáculo em 2018. 

Na Sala Garrett, um palco atrás do qual a protagonista, Cristina Vidal, foi ponto do D. Maria II (incógnita) durante mais de 25 anos. Guardiã de uma profissão em vias de extinção aparece pela primeira vez sob os holofotes, acompanhada por 5 actores e centenas de fantasmas. Consigo, são evocadas as histórias reais e ficcionais de um teatro agora em ruínas. Que teatro habita  a sua imaginação e a sua memória? Que mundo nos pode  dar a ver, usando apenas o seu sopro invisível?

Poderá ver esta peça na Sala Online em português, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e nas versões legendadas em inglês e francês.

Culturgest

A Culturgest transmite a sua peça mais vista de sempre! 100% Lisboa é um espectáculo da companhia Rimini Protokoll que pega nas estatísticas oficiais da cidade e dá-lhes um rosto, colocando em palco cem dos seus habitantes. Representam a população inteira dividida em categorias como género, idade, nacionalidade, agregado familiar e área de residência. Cada um fala também por si, da sua vida, opiniões, felicidades e mágoas.

Lisboa tem a maior área metropolitana da Europa mas apenas 500 mil habitantes. Mais de 54% são mulheres, 25% tem mais de 65 anos e um em dez tem nacionalidade estrangeira. O ano passado, 6,2 milhões de turistas visitaram Lisboa e diariamente 450 mil pessoas entram na cidade para estudar ou trabalhar. 

Para ver online no Facebook ou no YouTube esta sexta-feira às 21h. 100% Lisboa tem a duração de 1h40m e será legendada em português. M/6

Teatro Politeama – Filipe La Féria

Às 23h, na RTP1, poderá assistir à obra-prima “As Árvores Morrem de Pé” de Alejandro Casona, numa grande produção de Filipe La Féria. Com interpretações soberbas de Manuela Maria e Ruy de Carvalho no auge da sua carreira, Carlos Paulo, Patrícia Resende e Hugo Rendas nos principais papéis. Esta peça é um hino de esperança e resistência do ser humano perante a adversidade.

A partir do dia 28 e até 31 de Março poderá ver no Facebook do Teatro Politeama o espectáculo “Maldita Cocaína” que mistura realidade e ficção da Lisboa dos anos 20. Filipe La Féria criou um musical onde se cruzam o burlão Alves dos Reis, garçonnes, os Camisas Negras, o Repórter X, Charleston, política e até Fernando Pessoa. Com um elenco de luxo, participaram Ruy de Carvalho, Simone de Oliveira, Carlos Quintas, Rita Ribeiro, Manuel Coelho, Varela Silva, Henrique Feist, Manuela Maria, Helena Afonso, Vera Mónica, João Baião, Joaquim Monchique, José Manuel Rosado, Wanda Stuart e Fernando Heitor, entre outros. Camané faz aqui a sua primeira grande apresentação.

Os espectáculos seguintes “Música no coração” de 4 a 10 de Abril, “Jesus Cristo Superstar” de 11 a 17 de Abril, “A evolução de um grande musical: Severa” de 18 a 24 de Abril, “A canção de Lisboa” de 25 de abril a 1 de Naio, “Judy Garland: O fim do arco-íris” de 2 a 8 de Maio”.

///////////////////////////

“Muita m*r*a” Ana Paula

///////////////////////////

Recebe todas as novidades de Lisboa, subscreve a nossa Newsletter!

Segue-nos também no FacebookTwitter ou o Instagram.

Facebook Comments