Dia Mundial da Língua Portuguesa

Celebra-se hoje pela primeira vez em todo o mundo o Dia Mundial da Língua Portuguesa!

LISBOA 5L: Língua, Literatura, Livros, Livrarias e Leitura

Lisboa 5L é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa para promover a língua, a literatura, os livros, as livrarias e a leitura na cidade.

Nasceu da ideia de criar um Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa em Lisboa para celebrar este dia tão especial. Seria um festival que ocuparia diferentes espaços com todas as letras e de todas as formas.

O Festival 5L teve de ser adiado para Maio de 2021, mas ficou a vontade de criar até lá um espaço lisboeta dedicado às letras e assim nasceu a LISBOA 5L. Por enquanto, uma plataforma digital onde as letras se reúnem, mas que quer ser mais, muito mais!

Entretanto marca na agenda que irás abraçar todas as letras de 5 a 9 de Maio de 2021, no primeiro Festival 5L.

Agenda LISBOA 5L

11 autores de 8 países estarão juntos e em directo em lisboa5L.pt

15:30 – Sessão Inaugural

Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
António Sampaio da Nóvoa, Representante Permanente de Portugal na Unesco
José Pinho, Diretor artístico do Festival Literário Lisboa 5L

15:55 – A Língua Portuguesa a Gostar dela Própria – Tiago Pereira

Os dialetos do português europeu demonstrados por aqueles que os sabem falar. As entrevistas, gravadas originalmente para o arquivo de A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria, foram aqui editadas e misturadas para nos deixarem escutar, em todo o seu contraste, os sons e a gramática de muitas variedades portuguesas, das litorais às interiores, das continentais às insulares. Vê aqui.

16h – Mesa de Debate “Viagens da Língua Portuguesa” moderada por Isabel Lucas (Portugal)

Os escritores convidados – Ana Margarida de Carvalho (Portugal), António Prata (Brasil), Flaviano Mindela dos Santos (Guiné-Bissau), Germano Almeida (Cabo Verde), José Eduardo Agualusa (Angola), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe) – representantes da literatura em diferentes países da CPLP, pronunciam-se sobre a importância do reconhecimento da Língua Portuguesa, com a criação do seu Dia Mundial por parte da Unesco.

Um formalismo que foi acompanhado do argumento do número de falantes, por o português ser a língua oficial de 260 milhões de pessoas e a mais falada no hemisfério Sul, mas isso será o mesmo que dizer que a literatura escrita em português teve aqui também uma consagração mundial? Assiste às 16h a esta Mesa Redonda aqui.

17:30 – Mesa de Debate “Literatura de Reconstrução” moderada por Afonso Borges (Brasil)

Cada reviravolta dramática da história de um povo (seja uma guerra, uma crise económica, uma revolução política, uma emergência sanitária, um ataque terrorista, um cataclismo…) exige uma mudança, por vezes radical, da imagem que esse povo tem de si próprio. Nestes casos, impõe-se a necessidade de criar novas visões, capazes de reelaborar, incluir, e ao mesmo tempo ultrapassar o evento traumático.

Qual é o papel da criação literária na constituição desta nova identidade? No estado presente de calamidade mundial que estamos a viver, poderá a literatura ser protagonista ativa da reconstrução do mundo que virá? De que forma? Assiste em directo aqui com os escritores convidados: Dulce Maria Cardoso e Isabela Figueiredo (Portugal), Luís Cardoso de Noronha (Timor-Leste), Mbate Pedro (Moçambique) e Ondjaki (Angola).

18:45 – Vozes do Português – Tiago Pereira

Homenagem de seis vozes, masculinas e femininas, vindas de três diferentes continentes, à poética de Luandino Vieira. Em Memória narrativa ao sol de Kinaxixi, Luandino evoca, em português angolano esculpido, paisagens e histórias livres da sua infância. Vê aqui.

Desafio-te a fazeres parte do Dia Mundial da Língua Portuguesa!

Fotografa-te com o teu livro preferido ( em Português) à frente do rosto e publica a foto no teu Facebook e Instagram, nomeando 5 amigos! Aceitas?

O que achas da minha fotografia? Deixa-me o teu comentário no Facebook ou Instagram do Eléctrico 28!

Fui desafiado a partilhar a minha #CaraDeLivro com uma obra da língua portuguesa que me marcou. #lisboa5L #dmlp

Como vais participar?

Recebe todas as novidades de Lisboa, subscrevendo a nossa Newsletter!

Segue-nos também no FacebookTwitter ou o Instagram.

Facebook Comments