Cinema no Feminino: Violência – 10 a 14 de Março

Ciclo Cinema no Feminino - Goethe Institut

O Ciclo “Cinema no Feminino: Violência” começa hoje com o filme Martha, de Rainer Werner Fassbinder, que narra a história de um casal de classe média que vai desenvolvendo uma relação de submissão e dependência lasciva. Posteriormente haverá uma conversa sobre violência doméstica em Portugal e na Alemanha com Dörte Steingräber Gradíssimo, terapeuta familiar e socióloga, responsável pela abertura do primeiro centro de acolhimento de mulheres em Portugal. A moderação estará a cargo deKaya de Wolff, impulsionadora e co-curadora do projecto “Cinema no Feminino”.

Os trabalhos de autoras e autoras de culto, como Rainer Werner Fassbinder, Volker Schlöndorff e Helke Sander, e de cineastas mais jovens, como Aelrun Goette e David Wnendt, tornam evidente que o tema “Violência” é um fenómeno omnipresente, complexo e muitas vezes tabu, que não está circunscrito em termos históricos ou geográficos, quer se trate de mulheres enquanto vítimas de violência física e sexual em ambientes de guerra e conflitos ou no quotidiano, ou de mulheres enquanto autoras de violência.

Os filmes reflectem sobre as experiências e motivações específicas de mulheres no papel de vítima mas também enquanto autoras de diferentes formas de violência em diversos contextos, sobre os meios sociais e como se fala sobre estas experiências e sobre a questão da transposição e confrontação no cinema.

Programa do ciclo
10 de Março às 19:30: Martha, Rainer Werner Fassbinder, 1974
11 de Março às 19:30: O silêncio após o tiro, Volker Schlöndorff, 2000
12 de Março às 19:30: As crianças estão mortas, Aelrun Goette, 2001
13 de Março às 19:30: Guerreira, David Wnendt, 2012
14 de Março às 15:30 (Parte 1) e 17:30 (Parte 2): Libertadores e libertadas, Helke Sander, 1992

Cinema no Feminino III – Violência – 10 a 14 de Março
Goethe-Institut – Campo dos Mártires da Pátria, 37
Alemão com legendas em português – Entrada livre

Facebook Comments