Amanhã é Grátis #12 – Dia Nacional da Cultura Científica

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência comemora o Dia Nacional da Cultura Científica com várias actividades para as escolas, mas também para o público em geral!

museu-nacional-de-historia-natural-e-da-ciencia

Dia Nacional da Cultura Científica – Actividades para o Público Geral

Visita ao Arquivo Histórico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Visita ao Arquivo Histórico do MUHNAC onde será possível observar os fabulosos desenhos de leguminosas elaborados no séc. XVIII no âmbito das Viagens Filosóficas de Naturalistas, e um Atlas de Botânica de 1898, do botânico António Pereira Coutinho, professor da Escola Politécnica de Lisboa.

15h às 16h | Marcação prévia obrigatória (máx. 20 participantes)

banco-de-sementes

Visita ao Banco de Sementes A. L. Belo Correia

O Banco de Sementes tem como objectivo principal é a conservação de sementes da flora Portuguesa. A colecção constitui assim um seguro contra a extinção das plantas no seu habitat natural, disponibilizando sementes para a reabilitação de habitats e a reintrodução de espécies ou reforço das suas populações. Com um objectivo distinto e complementar, o Banco de Sementes A.L. Belo Correia mantém duas colecções, a Espermateca e a Carpoteca, respectivamente colecções de sementes e de frutos preservados secos. Os espécimenes destas colecções são usados como material de referência, no apoio à identificação de plantas. Nesta visita realizada pela curadora Manuela Sim-Sim, são apresentados exemplares destas duas colecções com vista a ilustrar as variações de forma dos frutos e das sementes dentro da Família Fabaceae ou Leguminosae, da flora autóctone e alóctone.

16h às 17h | Marcação prévia obrigatória (máx. 15 participantes)

comer-para-viver-ou-viver-para-comer

TERTÚLIA: “Comer para viver ou viver para comer” com Maria Amélia Martins Loução

Apresentado pela Professora Maria Amélia Martins-Loução, este tema tem como objectivo chamar a atenção para as implicações que as nossas dietas têm não só na saúde pública mas especialmente ao nível da biodiversidade e dos serviços do ecossistema. Será dinamizado sob a forma de tertúlia ou world cafe para que, de modo informal, as pessoas possam consciencializar-se sobre os problemas reais da sociedade de consumo.

17h30 às 19h30 | Sala Vandelli | Sem marcação prévia – limite da sala (máx. 30 participantes)

***

Dia Nacional da Cultura Científica | Museu Nacional de História Natural e da Ciência | 24 de Novembro | Entrada Livre, mediante inscrição prévia (geral@museus.ulisboa.pt /213 921 808)

Que actividades vais marcar na agenda? Ana Paula :*


Recebe todas as novidades de Lisboa directamente no e-mail, subscreve a nossa Newsletter!

Todas as quintas-feiras partilho convosco as sugestões para o fim de semana.
Para os restantes dias, espreita o Facebook, o Twitter ou o Instagram 😉

Facebook Comments