Amanhã é Grátis #70 – “Os Dez Mil Sóis” de Ferenc Kósa

"Os Dez Mil Sóis" de Ferenc Kósa é o 2º filme do ciclo «Um homem na revolução: Mário Dionísio na RTP» que podemos ver dia 10 de Abril às 21:30.

Se é segunda-feira, é noite de cinema na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio!

No NOVO ciclo de cinema «Um homem na revolução: Mário Dionísio na RTP», é projectado às 21h30 o filme “Os Dez Mil Sóis” de Ferenc Kósa, apresentado por Pedro Soares. Todos os filmes em língua estrangeira são legendados, há sempre uma apresentação e espaço para uma conversa.

Ciclo de cinema «Um homem na revolução: Mário Dionísio na RTP»

29 de Dezembro de 1975, Mário Dionísio assume o cargo de director de programas da RTP para que fora convidado e do qual se demitirá alguns meses mais tarde. Durante este período e nos anos seguintes, nos muitos apontamentos de reuniões, encontros e reflexões pessoais de Mário Dionísio, encontrámos referências aos filmes e episódios de séries documentais, que juntámos neste ciclo de cinema.

Este será um ciclo diferente. Apresentam-se ficções que Mário Dionísio viu à época e um filme com que sonhou e que lhe «faltou tempo para levar a cabo» – O DELFIM, de Fernando Lopes. Posteriormente, haverão três sessões-conversa, onde aproveitaremos para acompanhar a passagem de Mário Dionísio pela RTP. Em cada sessão, exibimos um documento televisivo. Dois documentários que acabaram na justiça: «O aborto não é um crime» e o 11.º episódio da série OS ANOS DO SÉCULO intitulado «A guerra inútil». Dois momentos em que Mário Dionísio assumiu a defesa dos autores. O ciclo termina com o 1º episódio da série Cantigamente, realizado por Fernando Lopes e exibido na RTP em Março de 1976, facto que Mário Dionísio regista com agrado.

“Os Dez Mil Sóis” de Ferenc Kósa

Um dos filmes que anunciaram o renascimento do cinema húngaro nos anos 60, ao lado dos de Miklos Jancsó. A história decorre ao longo de 30 anos e tem por fundo a vida no campo na Hungria do pós-guerra e o regime de Horthy nos anos 20 e vai até à repressão da revolta de 1956. Prémio de realização no Festival de Cannes de 1967. (Cinemateca Portuguesa)

Sobre o filme “Os Dez Mil Sóis”, Mário Dionísio escreveu, no seu diário, a 18 de Março de 1977:

«[…] é, na verdade e sem discussão possível, uma obra excepcional. Ali deviam pôr os olhos os que denigrem toda a arte de intenção política e, sobretudo, os que a defendem sem fazerem menor ideia do que isso possa ser.»

Cinema: “Os Dez Mil Sóis” de Ferenc Kósa | 10 de Abril às 21:30 | Casa da Achada – Centro Mário Dionísio Rua da Achada, 11 | Entrada Livre

Bom Filme! 🎬 Ana Paula :*


Outras sugestões de Entrada Livre

P! Performance na Esfera Pública | 10 de Abril na Fundação Calouste Gulbenkian| Programa

Nos 100 anos da conferência futurista de Almada Negreiros, o Projecto P! promove um programa a partir da questão: como constrói, recria e participa a performance arte na esfera pública? Se reconhecermos nas vanguardas do início do século XX o gesto fundador da performance arte, tal como propõe a historiadora Roselee Goldberg, podemos considerar esta conferência como o marco inaugural da performance arte portuguesa?

10h às 13h – Conferência internacional Performance na Esfera Pública

  • Jen Harvie: “Housing Crisis” (conferência em inglês)
  • Christine Greiner: “Microactivismos de Afectos”
  • Idalina Conde: “1917-2017 de Almada Negreiros a hoje: que Olhar para a Europa?”

14h30 às 17h30 – Desconferência: Performance na Esfera Pública (Debates)

18:30 Lançamento do livro “Performance na Esfera Pública” (Edições Orfeu Negro) com a presença da investigadora Rebecca Schneider seguida de beberete.

Detalhes da programação aqui.

Choco Arte in Tejo | Até 15 de Abril | Dolce Vita Tejo | Entrada Livre | Mais informações

“As Letras da Música”: O Artista Total, Em torno do Tristão e Isolda de Wagner às 18h no Centro Cultural de Belém | Elisabete Matos , Guilherme d’Oliveira Martins e Rui Vieira Nery


Recebe todas as novidades de Lisboa directamente no e-mail, subscreve a nossa Newsletter!

Todas as quintas-feiras partilho convosco as sugestões para o fim de semana.
Para os restantes dias, espreita o Facebook, o Twitter ou o Instagram ;)

Facebook Comments