Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus 2017

O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), organismo da UNESCO em 1977. Em 2017, o ICOM definiu o tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus como mote para uma reflexão do papel dos museus.

No Dia Internacional dos Museus, todos os Museus, Palácios e Monumentos tutelados pela Direcção Geral do Património Cultural terão entrada gratuita. No dia 19 de Maio, a partir das 18h, o Museu de Arte Popular abre as suas suas gratuitamente.

Consulta o programa completo do Dia Internacional dos Museus em PDF ou pesquisa por conselho e tipo de actividade aqui.


Algumas sugestões no Dia Internacional dos Museus

Visita guiada no Museu do Traje | 10h – 11h30 – 15h30 | Espartilhar ou não? Entre o desejo e a imposição, do corpo constrangido ao corpo sonhado. Inscrições na Loja/Bilheteira do Museu.

Espartilhados entre preconceito e realidade, entre obsessão e estética, entre saúde e mal-estar, entre postura e deformação: não perca a respiração e venha connosco conhecer opiniões, argumentos e … espartilhos, claro!

Toda a programação do Museu do Traje aqui.

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus e do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, com um programa de actividades pelas colecções e exposição do MUHNAC e pelo Jardim Botânico Tropical. Actividades gratuitas, com inscrição prévia obrigatória para geral@museus.ulisboa.pt ou o telefone 213 921 808.

Programa completo em www.museus.ulisboa.pt/dia-internacional-dos-museus-2017

10h30 – Visita guiada “A Mumificação”
11h às 13h – Ateliê “O amuleto do coração”
14h30 – Visita guiada “Os Romanos no Ocidente da Península Ibérica”
14h30 – Visita guiada “No tempo dos Flávios: O togado inacabado”
16h – Sessão de leitura “Histórias de escravos: memórias controversas”
17h – Visita guiada “No caminho do Indizível: um bastão e uma exposição”

Mais informações e inscrições aqui.

 

Dia Internacional dos Museus – Entrada Livre das 10h às 18h

Noite dos Museus – Entrada Livre das 18h às 23h

 

Programa completo em PDF.

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, a entrada é livre em todos os núcleos do Museu de Lisboa de 18 a 21 de maio. O Museu propõe ainda actividades para todos os públicos, de 18 a 21 de maio. Nos dias 18 e 19 há visitas para escolas, das 10h às 18h, e para famílias, das 18h às 20h.

O programa prolonga-se pelo fim de semana, com percursos nocturnos, música, teatro e visitas guiadas , até ao dia 21 de maio, totalizando assim quatro dias de propostas gratuitas para todos os públicos. Conheça toda a programação aqui.

Farol Museu de Santa Marta escolheu reflectir sobre a capacidade e legitimidade dos museus de ciência, história natural, e de temática marítima (tipologias em que este equipamento e a sua colecção heterogénea se enquadram) para identificar, interpretar, e comunicar ‘o indizível’. Este encontro é ao fim do dia, na esperança de que os colegas, se bem que exaustos pelas suas próprias celebrações, tenham disponibilidade para virem até Cascais e contribuir para uma conversa alargada. A participação é gratuita, inscrição pelo fmsm@cm-cascais.pt

Entradas gratuitas nos Museus de Cascais nos dias 18 e 20 de maio. 

Mais sugestões de actividades em Cascais aqui.

NOITE DOS MUSEUS

A Noite Europeia dos Museus foi criada em 2005 pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação. Este ano irá decorrer a 20 de maio, sendo que a partir das 18h, as entradas serão gratuitas nos Museus, Palácios e Monumentos da DGPC. Excepção para o Convento de Cristo, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Monográfico de Conimbriga, o Panteão Nacional e a Torre de Belém, que encerrarão no seu horário habitual.

Consulta o programa completo da Noite Europeia dos Museus em PDF ou pesquisa por conselho e tipo de actividade aqui.

Este ano repete-se a iniciativa Museus em Movimento que desafia os portugueses a saírem de casa para conhecerem alguns dos melhores museus da cidade de Lisboa, em horários nos quais normalmente não têm oportunidade de o fazer.

Foram criadas duas rotas diferentes, pensadas por núcleos/zonas, que possibilitarão a um maior número de pessoas visitar 10 dos 12 museus da área de Lisboa, que nesse dia ficarão abertos até às 00h (última entrada às 23h).

Rota 1 | Belém – Museu Nacional de Arqueologia, Museu Nacional de Etnologia, Museu Nacional dos Coches, Museu de Arte Popular e Palácio Nacional da Ajuda

Rota 2 | Centro – Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Museu Nacional do Azulejo, Museu Nacional do Traje, Museu Nacional do Teatro/ Dança e Museu Nacional da Música.

O Acesso é livre. Não é necessária inscrição prévia. A iniciativa decorre das 18h às 23h.


Algumas sugestões na Noite dos Museus

Reabertura do Museu dos Coches com toda a informação museológica que lhe faltava!

Abertura às 10h com entrada gratuita, encerramento às 24 horas (última entrada ás 23h). Apresenta-se assim o projecto concebido pelo grupo Nuno Sampaio Arquitectos que envolve a organização de 16 vitrinas com objectos das colecções do museu; um conjunto de equipamentos de protecção das viaturas que integram a legendagem em português, inglês, francês e espanhol; um conjunto de postos multimédia, 8 dos quais interactivos dispostos próximo de determinadas viaturas com informação complementar e ainda duas projecções de parede em grande formato que enquadram a colecção.

15h – Visita guiada “A batalha de Kadech: uma história controversa”
15h30-18h – Atelier “A estela de Kadech: uma história controversa”
15h30 – Peça do mês comentada “A inscrição de Arronches” por José Cardim Ribeiro
18h – Sessão de leitura “Navio negreiro, navio tumbeiro: dizer o indizível em museus”
21h – Visita guiada “No caminho do Indizível: um bastão e uma exposição”
21h30 – Visita guiada “Um rosto. Uma mulher da dinastia Flávia”
22h – Visita temática à Exposição “Lusitânia dos Flávios: a propósito de Estácio e das «Silvas»”, com António Carvalho (MNA) e Ana Lóio (FLUL)
Mais informações e inscrições aqui.
 
Museu do Traje – Entrada gratuita das 18h às 24h
Concerto às 21:30 | Notas soltas de vários estilos e épocas: á moda do Coro da Procuradoria-Geral da República. O Coro da Procuradoria-Geral da República vai vestir a noite com uma seleção de peças do séc. XIII à contemporaneidade.
Toda a programação do Museu do Traje aqui.

Na Noite dos Museus, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência abre gratuitamente as suas portas das 18h às 22h e convida-o a visitar as exposições “Plantas e Povos” e para ver ou rever o ex-libris, o Laboratorio Chimico.

 

O Castelo de São Jorge associa-se à Noite dos Museus com mais “Uma Noite no Castelo”. Entrada Livre a partir das 20h. Começando com a estreia da peça “As Bodas” inspirada na obra “As Bodas de Sangre” de Federico Garcia Lorca nesta noite especial o Castelo de São Jorge apresenta ainda “Pessoas do Lado de Lá” com o Chapitô, Artes Bélicas, Danças com História, Arqueologando e o Cortejo Real da Meia-Noite.

20h AS BODAS – Jardim Romântico
No dia do seu casamento com “ El novio”, “La novia” foge com o rival Leonardo seu antigo namorado que nunca deixara de amar. A fuga resulta em perseguição da qual participam todos os convidados da festa. O casal em fuga é encontrado e Leonardo e o noivo entram em duelo. O primeiro para ter uma chance de consumar o seu amor, o segundo, para limpar a honra da sua família mesmo com o seu próprio sangue. Ambos morrem no duelo.

21h/22h/23h ARQUEOLOGANDO – Sítio Arqueológico — Duração 30 minutos
Visita orientada aos vestígios arqueológicos que testemunham três períodos significativos da história do Castelo de S. Jorge: as primeiras ocupações do século VII a.C, o bairro de época islâmica de meados do século XI e as ruínas do último palácio da alcáçova, destruído no terramoto de 1755.

21h/22h/23h ARTES BÉLICAS – Castelejo — Duração 20 minutos
De Ceuta a Toro – A interligação das variadas armas em campo: da armadura à arma de fogo, a complementaridade de espada, escudo, lança, besta, arco e arcabuz no contexto dos conflitos Portugueses durante o séc. XV.

21:30/22:30/23h DANÇAS COM HISTÓRIA – Entrada do Paço — Duração 15 minutos
Demonstração de danças renascentistas de Corte, apresentadas por personagens reais trajados a rigor.

23: 30 Início no Museu 24h Fim na Praça d’ Armas CORTEJO REAL DA MEIA-NOITE 
Início em frente ao Museu, seguindo até ao Castelejo e percorrendo o Miradouro até à Praça d’Armas com músicos, personagens da Corte e homens de armas.

Os alunos da Escola de Circo do Chapitô vão “invadir” o Museu Nacional de Arte Antiga para apresentar às 21:30 uma grande criação artística inspirada na iconografia dos Anjos: “Miguel e Los Angeles”. Esta iconografia representa o encontro entre o mundo dos homens e o dos anjos sustentado numa dramaturgia circense fortemente apelativa. O espectáculo conta com a música de Rodrigo Leão e com a interpretação ao vivo de Teresa Salgueiro.

Que Museus querem visitar? Que actividades não vão mesmo perder?

Partilhem comigo nos comentários :* Ana Paula


Recebe todas as novidades de Lisboa directamente no e-mail, subscreve a nossa Newsletter!

Todas as quintas-feiras partilho convosco as sugestões para o fim de semana.
Para os restantes dias, espreita o Facebook, o Twitter ou o Instagram ;)