Amanhã é Grátis #74 – Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Celebra-se amanhã o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Esta data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e protecção. O tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em 2017 é ” Património Cultural e Turismo Sustentável”.

Celebra-se a 18 de Abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, data visa promover e valorizar o património português com inúmeras iniciativas.O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios a 18 de abril de 1982. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

Durante o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios os Museus e Monumentos da Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) terão entrada gratuita. Consulte aqui a Lista.

Atenção: O Museu Nacional de Etnologia, o Museu Nacional do Traje, o Museu Nacional Grão Vasco e o Museu Nacional de Machado de Castro – encerram terça-feira, de manhã. O Palácio Nacional de Mafra e o Museu de Arte Popular (encerrados habitualmente à terça-feira) terão entrada gratuita aos visitantes no dia 19 de abril (quarta-feira).

Consulte aqui o PROGRAMA GERAL DE ACTIVIDADES.

Actividades dos Museus, Palácios e Monumentos da Direcção Geral do Património Cultural.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Lisboa

Algumas sugestões

10h30 e 14h30 | Visita à colecção de instrumentos africanos do Museu Nacional da Música

Visita Guiada ao Palácio Devisme, em São Domingos de Benfica (mapa).

A Sétima Colina de Lisboa em visita orientada numa parceria entre Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Museu da Àgua e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Percurso: Museu Nacional de História Natural e da Ciência – história do edifício e da envolvente; Museu da Água – galeria subterrânea do Loreto | Príncipe Real; Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Convento de São Pedro de Alcântara e Igreja e Museu de São Roque.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia para geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808 | Mais informações em: www.museus.ulisboa.pt/pt-pt/node/1602

Dois cordofones, duas sonoridades, dois artistas que cruzam percursos distantes. Mbye Ebrima (Gâmbia/kora) e Raquel Reis (Portugal/violoncelo Orquestra Gulbenkian) encontraram-se pela primeira vez há cerca de um ano e começaram a trabalhar num repertório baseado no diálogo entre duas culturas musicais.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Cascais

15h | Visita ao único marégrafo analógico em actividade em Portugal e observar o sistema mecânico construído em 1877 por A. Borrel, em Paris que regista diariamente a evolução das marés e das correntes desde 1882. Por marcação através do  214 815 907 – Av. Maria Pia de Saboia. Cascais –  museumar@cm-cascais.pt
18h | Conferência “Da Guia à Foz do Douro. O Terramoto de 1755 e os Faróis Monumentais Portugueses do séc. XVIII“,  por Joaquim Boiça, no Farol Museu de Santa Marta.
Dia 23 abril das 14h às 18h | Abertura ao público das grutas do Poço Velho, cavidade cársica da bacia da ribeira das Vinhas, situada no centro da vila de Cascais (Largo das Grutas, nas traseiras do Edifício S. José). As escavações arqueológicas efectuadas no século XIX permitiram detectar uma ocupação intensiva destas grutas em época pré-histórica (3º milénio a.C.), como espaço funerário, tendo sido identificados mais de uma centena de enterramentos.
Mais informações aqui.
Boas Visitas! Ana Paula

Recebe todas as novidades de Lisboa directamente no e-mail, subscreve a nossa Newsletter!

Todas as quintas-feiras partilho convosco as sugestões para o fim de semana.
Para os restantes dias, espreita o Facebook, o Twitter ou o Instagram ;)