Amanhã é Grátis #38 – Filme Viva Zapata!

Se é segunda-feira, é noite de cinema na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio. No ciclo de cinema «Revoltas e revoluções n’América», projectam Às 21h30 o filme Viva Zapata! de Elia Kazan, apresentado por Gabriel Bonito. Todos os filmes em língua estrangeira são legendados, há sempre uma apresentação e espaço para uma conversa.

Sinopse de Viva Zapata!

Em 1909, no México, um grupo de lavradores vai até o presidente, afirmando que suas terras foram roubadas, e um deles deixa claro que o governo não pretende fazer nada por eles. Este lavrador acaba se tornando um guerrilheiro, que por vários anos teve importância política na vida do país.

«Concidadãos: agora é tempo que abandonem o profundo abismo, agora é tempo que se ponham no bom caminho e que deixem aos vossos filhos a herança mais preciosa, que é a liberdade, os seus direitos inalienáveis e o seu bem-estar. Poderão, até, deixar-lhes um nome honrado, que será por eles recordado com orgulho, tão só adepto da revolução e não da tirania personificada por Carranza.» Emiliano Zapata

Contexto histórico de Viva Zapata! 1953

O filme surgiu após Elia Kazan, que já tinha pertencido, nos anos 30, ao Partido Comunista dos EUA, ter denunciado várias pessoas do cinema e do teatro à HUAC, a conhecida comissão de «caça às bruxas». A esquerda e a direita acusaram-no de se tentar redimir com este filme sobre o revolucionário mexicano Emiliano Zapata, com o argumento de John Steinbeck e as participações do então jovem e ainda pouco conhecido Marlon Brando, no papel de Zapata, e de Anthony Quinn, no papel do seu irmão, premiado com o Óscar  de Melhor Actor Secundário pela sua representação.

Cinema: Viva Zapata!, de Elia Kazan | 16 de Janeiro às 21:30 | Casa da Achada – Centro Mário Dionísio Rua da Achada, 11 | Entrada Livre

Bom Filme!  Ana Paula :*


Recebe todas as novidades de Lisboa directamente no e-mail, subscreve a nossa Newsletter!

Todas as quintas-feiras partilho convosco as sugestões para o fim de semana.
Para os restantes dias, espreita o Facebook, o Twitter ou o Instagram ;)

Facebook Comments